Comitê Rio450

O aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro, em 2015, é o momento de reverenciar as pessoas que fizeram e fazem desta cidade um dos lugares mais adorados do planeta: os cariocas. A natureza exuberante contribuiu bastante, mas o que torna o Rio tão singular é todo o repertório histórico, artístico, cultural e paisagístico construído ao longo desses quatro séculos e meio. Comemorar o jubileu de 450 anos, portanto, é muito mais do que preparar uma grande festa no dia 1º de março.

Muito mais do que ele próprio fazer, o Comitê Rio450 tem como missão harmonizar e organizar as iniciativas de comemoração, mobilizar os diversos atores e setores da Sociedade e articular a participação das diferentes áreas da Prefeitura e do poder público em geral na construção do projeto comemorativo.

Trabalhar o pertencimento à Cidade e valorizar as manifestações culturais mais genuínas do Rio são elementos que estão na base do trabalho que o Comitê Rio450 vem desenvolvendo desde sua criação. Os dois conceitos estarão presentes ao longo dos catorze meses do Calendário Oficial. O Rio que receberá as Olimpíadas será, certamente, uma Cidade mais orgulhosa de si mesma, de seus símbolos, de sua história, da experiência civilizatória e do estilo de vida que foi capaz de forjar.

“O mais significativo Patrimônio de um lugar encerra-se nas experiências intangíveis, em suas invençoes e conquistas”

conheça a Equipe.

Marcelo Calero

Presidente

Carioca da Tijuca e Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), foi advogado corporativo da Nokia do Brasil e, logo depois, funcionário de carreira da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Em 2005 ingressou por concurso na Petrobras, onde atuou no Departamento Jurídico Internacional. Também por concurso público, iniciou sua trajetória como diplomata de carreira do Serviço Exterior Brasileiro, em 2007. Após o curso de formação de diplomatas (Instituto Rio Branco), trabalhou no Departamento de Energia do Itamaraty. Removido para a Embaixada do Brasil no México, assumiu a chefia do Setor Comercial, de Energia e Turismo. Em março de 2013, foi cedido para a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, para o cargo de Coordenador-Adjunto de Relações Internacionais e do Cerimonial. Em agosto do mesmo ano, foi indicado pelo Prefeito Eduardo Paes para comandar o Comitê Rio450, dedicado à organização das atividades e festejos dos 450 anos de fundação da Cidade.

Isabel Werneck

Diretora de Comunicação e Engajamento

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho e em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem pós-graduação em Marketing pela CoppeadUFRJ. Com foco em Comunicação, liderou áreas de Marketing de empresas como SulAmérica Seguros, Reynolds Latasa, Varig Brasil, WebJet Linhas Áereas e também atuou junto a grandes anunciantes nas agências Ogilvy Brasil (IBM Brasil, Fleischman Royal, Banco Chase Manhatan e Glaxo Smith Kleine) e McCann Erickson (Coca-Cola). Depois de passar pela assessoria de Comunicação da Casa Civil da Prefeitura do Rio e da agência RioNegócios, assumiu a área de comunicação institucional do Instituto Pereira Passos.

Rafael Sento Sé

Assessor de imprensa e conteúdo

Carioca da Glória e formado em jornalismo pela PUC-Rio, fez o curso de especialização de Produção Executiva para Cinema e TV na FGV. Passou pela redação das revistas Domingo (do Jornal do Brasil) e da Veja Rio, onde atuou como repórter e crítico de bares. Especializou-se em matérias sobre história e patrimônio do Rio de Janeiro. Integrou a equipe do Departamento de Imprensa do Grupo Editorial Record, onde atendeu grandes autores como Ferreira Gullar e Eduardo Spohr. Em 2011, criou o blog RJ450 com o intuito de fazer uma contagem regressiva para os 450 anos do Rio de Janeiro. Em 2012, foi convidado a integrar a equipe de blogueiros do portal da Veja Rio, onde o RJ450 ainda se encontra hospedado.

Jorge Augusto Gazeta de Mendonça

Diretor administrativo-financeiro

Carioca nascido em Madureira, funcionário municipal há 21 anos, bacharel em Ciências Contábeis, vem atuando no Controle Interno da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro com passagem por vários órgãos da Administração Direta e Indireta Municipal, como a Controladoria Geral, a Guarda Municipal, a IplanRio o Previ-Rio, dentre outros, sempre cuidando do controle da Execução Financeira e Orçamentária buscando a eficiência e a eficácia nos gastos municipais.

Tania de Faria Pereira

Assistente executiva

Carioca de Jacarepaguá e formada em Letras pela Universidade Gama Filho.
Em 1986 prestou concurso para o cargo de Professora da Prefeitura do Rio de Janeiro. Em 1991 foi removida para a Empresa Municipal de Urbanização - RIOURBE onde trabalhou como Secretária da Diretoria Financeira até 1994. De 1995 a 2004 foi convidada para o cargo de Assessora da Presidência da RIOTUR. De 2005 a 2008 trabalhou no Conselho Municipal de Desenvolvimento- COMUDES. De 2009 a agosto de 2013 ocupou o cargo de Secretária da Coordenadoria de Relações Internacionais do Gabinete do Prefeito. Em setembro de 2013, foi convidada pelo Diretor Executivo do Comitê Rio450 para compor a equipe que organizará as comemorações de 450 anos de Fundação da Cidade do Rio de Janeiro.

Elisamaura Barbosa Tanous

Assistente executiva

Bacharel em direito pela UFF, seguiu carreira como professora do Ensino Fundamental. Começou a trabalhar no Colégio Dos Santos Anjos e depois passou pela escola Cinco, Educo-CPS, Rede MVI e por unidades das redes municipais de Nova Iguaçu e Rio de Janeiro.

Flavio Faria

Pesquisador e Assistente de Conteúdo

Carioca do Alto da Boa Vista, é ex-aluno do colégio Marista São José e está concluindo o curso de História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciou sua carreira acadêmica como estagiário na Casa do Saber Rio, foi professor estagiário da rede municipal de ensino e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Seus principais interesses e estudos são no campo da História da Arte, do Renascimento e da História do Rio de Janeiro.

Flávia Piana

Chefe de gabinete

Chefe de Gabinete do Presidente do Comitê Rio450, Marcelo Calero. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grosa (PR), especialista em direito processual civil pelo IBEJ e direito administrativo pelo Instituto Professor Romeu Felipe Bacellar. Na faculdade atuou no Movimento Estudantil junto ao Centro Acadêmico Carvalho Santos, foi estagiária do Tribunal de Justiça do Paraná e da Promotoria Especializada das Comunidades (MP/PR). Atuou como advogada, em Curitiba, no contencioso e prestando consultoria nas áreas de direito civil, eleitoral e administrativo. Ingressou na Administração Pública em 2005, como Secretária Municipal de Administração na Prefeitura de Piraquara (PR), em 2007 foi assessora jurídica da Secretaria de Estado da Criança e Juventude (PR), onde posteriormente exerceu o cargo de Diretora Geral até 2010. Em 2011, atuou como assessora jurídica na Procuradoria de Justiça do Ministério Público (PR).

Andreia Lopes

Gerente de Desenvolvimento de Projetos

Iniciou sua carreira na Agência Central Globo de Comunicação(CGCOM), quando ainda cursava o 1º período da faculdade de Comunicação Social Hélio Alonso, onde se formou em Publicidade e Propaganda. Trabalha no mercado publicitário desde 1984, sempre atuando na área de atendimento de grandes agências, como Dm9, McCann-Erickson, DPZ, Young&Rubicam, Fischer America, Script e Provarejo. Ao longo dessas três décadas de experiência, teve a oportunidade de integrar equipes e atender grandes clientes, como Coca-Cola, Petrobras Distribuidora, Ponto Frio, BarraShopping, Renasce , Sistema Globo de Rádio, Cultura Inglesa, Universal Channel e Mesbla. Participou do startup da empresa de product placement da Africa Entretenimento, no Rio de Janeiro, atuando como atendimento e, posteriormente, como produtora para Procter & Gamble, Itaú, Brahma e Grendene.

Larissa Barreto

Assistente de Comunicação e Engajamento

Recém-formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Fluminense, iniciou as suas atividades no Laboratório de Criação da UFF como designer, passando por uma editora de pequeno porte e média empresa no ramo de empreendedorismo e startups. Ambas, trabalhando com gestão de Mídias Sociais e Marketing. Atualmente, seus principais interesses e estudos estão no campo do Experimental Branding e Gestão de marcas.

Isabel Muniz

Assistente de Assessoria de Imprensa

Recém-formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense, começou a carreira como estagiária da empresa Saúde em Pauta, que presta serviços de assessoria de imprensa e comunicação interna para hospitais do Rio de Janeiro e Niterói. Passou brevemente por jornal de pequeno porte em Niterói e ainda estagiou nas assessorias de Comunicação da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, onde ficou por pouco mais de um ano. Também trabalhou como freelancer na assessoria de imprensa de mostra de cinema dedicada ao diretor austríaco Fritz Lang, que ficou em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de 13 de agosto a 22 de setembro de 2014.

Rafael Cardoso

Designer

Carioca de Copacabana, é formado em Comunicação Social na ESPM e possui experiência em criação digital. Desempenhou por três anos a função de Produtor Digital na INFOGLOBO, onde teve contato com desenvolvimento de apresentações comerciais, sites, web banners, e materiais gráficos. Seguindo nessa linha digital, também tem um grande interesse pela área de motion design. Já participou de cursos com formação em videografismo e 3D de personagens, o que lhe deu a oportunidade de trabalhar com animação, edição de vídeo e projection mapping.

Marcelo Calero

Presidente

Carioca da Tijuca e Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), foi advogado corporativo da Nokia do Brasil e, logo depois, funcionário de carreira da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Em 2005 ingressou por concurso na Petrobras, onde atuou no Departamento Jurídico Internacional. Também por concurso público, iniciou sua trajetória como diplomata de carreira do Serviço Exterior Brasileiro, em 2007. Após o curso de formação de diplomatas (Instituto Rio Branco), trabalhou no Departamento de Energia do Itamaraty. Removido para a Embaixada do Brasil no México, assumiu a chefia do Setor Comercial, de Energia e Turismo. Em março de 2013, foi cedido para a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, para o cargo de Coordenador-Adjunto de Relações Internacionais e do Cerimonial. Em agosto do mesmo ano, foi indicado pelo Prefeito Eduardo Paes para comandar o Comitê Rio450, dedicado à organização das atividades e festejos dos 450 anos de fundação da Cidade.

[ x ] Fechar

Isabel Werneck

Diretora de Comunicação e Engajamento

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho e em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem pós-graduação em Marketing pela CoppeadUFRJ. Com foco em Comunicação, liderou áreas de Marketing de empresas como SulAmérica Seguros, Reynolds Latasa, Varig Brasil, WebJet Linhas Áereas e também atuou junto a grandes anunciantes nas agências Ogilvy Brasil (IBM Brasil, Fleischman Royal, Banco Chase Manhatan e Glaxo Smith Kleine) e McCann Erickson (Coca-Cola). Depois de passar pela assessoria de Comunicação da Casa Civil da Prefeitura do Rio e da agência RioNegócios, assumiu a área de comunicação institucional do Instituto Pereira Passos.

[ x ] Fechar

Rafael Sento Sé

Assessor de imprensa e conteúdo

Carioca da Glória e formado em jornalismo pela PUC-Rio, fez o curso de especialização de Produção Executiva para Cinema e TV na FGV. Passou pela redação das revistas Domingo (do Jornal do Brasil) e da Veja Rio, onde atuou como repórter e crítico de bares. Especializou-se em matérias sobre história e patrimônio do Rio de Janeiro. Integrou a equipe do Departamento de Imprensa do Grupo Editorial Record, onde atendeu grandes autores como Ferreira Gullar e Eduardo Spohr. Em 2011, criou o blog RJ450 com o intuito de fazer uma contagem regressiva para os 450 anos do Rio de Janeiro. Em 2012, foi convidado a integrar a equipe de blogueiros do portal da Veja Rio, onde o RJ450 ainda se encontra hospedado.

[ x ] Fechar

Jorge Augusto Gazeta de Mendonça

Diretor administrativo-financeiro

Carioca nascido em Madureira, funcionário municipal há 21 anos, bacharel em Ciências Contábeis, vem atuando no Controle Interno da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro com passagem por vários órgãos da Administração Direta e Indireta Municipal, como a Controladoria Geral, a Guarda Municipal, a IplanRio o Previ-Rio, dentre outros, sempre cuidando do controle da Execução Financeira e Orçamentária buscando a eficiência e a eficácia nos gastos municipais.

[ x ] Fechar

Tania de Faria Pereira

Assistente executiva

Carioca de Jacarepaguá e formada em Letras pela Universidade Gama Filho.
Em 1986 prestou concurso para o cargo de Professora da Prefeitura do Rio de Janeiro. Em 1991 foi removida para a Empresa Municipal de Urbanização - RIOURBE onde trabalhou como Secretária da Diretoria Financeira até 1994. De 1995 a 2004 foi convidada para o cargo de Assessora da Presidência da RIOTUR. De 2005 a 2008 trabalhou no Conselho Municipal de Desenvolvimento- COMUDES. De 2009 a agosto de 2013 ocupou o cargo de Secretária da Coordenadoria de Relações Internacionais do Gabinete do Prefeito. Em setembro de 2013, foi convidada pelo Diretor Executivo do Comitê Rio450 para compor a equipe que organizará as comemorações de 450 anos de Fundação da Cidade do Rio de Janeiro.

[ x ] Fechar

Elisamaura Barbosa Tanous

Assistente executiva

Bacharel em direito pela UFF, seguiu carreira como professora do Ensino Fundamental. Começou a trabalhar no Colégio Dos Santos Anjos e depois passou pela escola Cinco, Educo-CPS, Rede MVI e por unidades das redes municipais de Nova Iguaçu e Rio de Janeiro.

[ x ] Fechar

Flavio Faria

Pesquisador e Assistente de Conteúdo

Carioca do Alto da Boa Vista, é ex-aluno do colégio Marista São José e está concluindo o curso de História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciou sua carreira acadêmica como estagiário na Casa do Saber Rio, foi professor estagiário da rede municipal de ensino e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Seus principais interesses e estudos são no campo da História da Arte, do Renascimento e da História do Rio de Janeiro.

[ x ] Fechar

Flávia Piana

Chefe de gabinete

Chefe de Gabinete do Presidente do Comitê Rio450, Marcelo Calero. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grosa (PR), especialista em direito processual civil pelo IBEJ e direito administrativo pelo Instituto Professor Romeu Felipe Bacellar. Na faculdade atuou no Movimento Estudantil junto ao Centro Acadêmico Carvalho Santos, foi estagiária do Tribunal de Justiça do Paraná e da Promotoria Especializada das Comunidades (MP/PR). Atuou como advogada, em Curitiba, no contencioso e prestando consultoria nas áreas de direito civil, eleitoral e administrativo. Ingressou na Administração Pública em 2005, como Secretária Municipal de Administração na Prefeitura de Piraquara (PR), em 2007 foi assessora jurídica da Secretaria de Estado da Criança e Juventude (PR), onde posteriormente exerceu o cargo de Diretora Geral até 2010. Em 2011, atuou como assessora jurídica na Procuradoria de Justiça do Ministério Público (PR).

[ x ] Fechar

Andreia Lopes

Gerente de Desenvolvimento de Projetos

Iniciou sua carreira na Agência Central Globo de Comunicação(CGCOM), quando ainda cursava o 1º período da faculdade de Comunicação Social Hélio Alonso, onde se formou em Publicidade e Propaganda. Trabalha no mercado publicitário desde 1984, sempre atuando na área de atendimento de grandes agências, como Dm9, McCann-Erickson, DPZ, Young&Rubicam, Fischer America, Script e Provarejo. Ao longo dessas três décadas de experiência, teve a oportunidade de integrar equipes e atender grandes clientes, como Coca-Cola, Petrobras Distribuidora, Ponto Frio, BarraShopping, Renasce , Sistema Globo de Rádio, Cultura Inglesa, Universal Channel e Mesbla. Participou do startup da empresa de product placement da Africa Entretenimento, no Rio de Janeiro, atuando como atendimento e, posteriormente, como produtora para Procter & Gamble, Itaú, Brahma e Grendene.

[ x ] Fechar

Larissa Barreto

Assistente de Comunicação e Engajamento

Recém-formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Fluminense, iniciou as suas atividades no Laboratório de Criação da UFF como designer, passando por uma editora de pequeno porte e média empresa no ramo de empreendedorismo e startups. Ambas, trabalhando com gestão de Mídias Sociais e Marketing. Atualmente, seus principais interesses e estudos estão no campo do Experimental Branding e Gestão de marcas.

[ x ] Fechar

Isabel Muniz

Assistente de Assessoria de Imprensa

Recém-formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense, começou a carreira como estagiária da empresa Saúde em Pauta, que presta serviços de assessoria de imprensa e comunicação interna para hospitais do Rio de Janeiro e Niterói. Passou brevemente por jornal de pequeno porte em Niterói e ainda estagiou nas assessorias de Comunicação da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, onde ficou por pouco mais de um ano. Também trabalhou como freelancer na assessoria de imprensa de mostra de cinema dedicada ao diretor austríaco Fritz Lang, que ficou em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de 13 de agosto a 22 de setembro de 2014.

[ x ] Fechar

Rafael Cardoso

Designer

Carioca de Copacabana, é formado em Comunicação Social na ESPM e possui experiência em criação digital. Desempenhou por três anos a função de Produtor Digital na INFOGLOBO, onde teve contato com desenvolvimento de apresentações comerciais, sites, web banners, e materiais gráficos. Seguindo nessa linha digital, também tem um grande interesse pela área de motion design. Já participou de cursos com formação em videografismo e 3D de personagens, o que lhe deu a oportunidade de trabalhar com animação, edição de vídeo e projection mapping.

[ x ] Fechar