EXPOSIÇÃO ITINERANTE MOSTRA AS TRANSFORMAÇÕES DO PORTO

Neste último sábado (dia 21) a Prefeitura do Rio inaugurou a exposição itinerante “450 maneiras de Amar o Rio”, que exibe 170 fotos da região do Porto Maravilha. As imagens foram feitas pelas lentes de 60 fotógrafos profissionais e amadores da Cidade, mostrando sob os mais diversos ângulos a intensa transformação urbanística da Zona Portuária. A mostra foi promovida pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), em parceria com o Comitê Rio450. O primeiro espaço a ser visitado pelo projeto é a Praça Jornal do Comércio, ao lado do Cais do Valongo, na Saúde. Os registros também se tornaram um livro, que leva o mesmo nome da exposição, e já faz parte da Biblioteca Rio450.

O projeto “450 Maneiras de Amar o Rio” foi lançado em edital em setembro de 2014 com o objetivo de receber imagens da reurbanização capturadas pelo olhar de cariocas e apaixonados pela Região Portuária. Um dos fotógrafos relatou que o mais gratificante deste trabalho é que ele poderá servir de consulta no futuro para a população. “É bem interessante fotografar o Porto, esta área que vive hoje uma grande transformação urbanística. O melhor disso tudo é que este será um trabalho que vai ficar para a posteridade. Quando uma pessoa quiser saber como era esta área aqui vai poder consultar estas fotos”, orgulha-se Alexander Rodrigues.

– A grande missão dessa exposição é registrar e perpetuar a transformação da Zona Portuária pela visão do carioca. É um projeto importantíssimo de engajamento e mobilização de todos os cariocas para que as comemorações dos 450 anos tivessem a cara do rio. É importante lembrar ainda que essa comemoração do jubileu da cidade não acabou, vai até março de 2016 – explicou o presidente do Comitê Rio450 e secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero.

O trabalho desses fotógrafos pode ser apreciado até 4 de abril na exposição da Praça Jornal do Comércio. De lá, os painéis seguem para novas áreas de visitação pública. Internautas também podem acessar todas as imagens no site do Porto Maravilha.

*Crédito das fotos: Bruno Bartholini, Jader Colombino e Beth Santos.