O que pode provocar febre?


remedio para gripeA febre é um mal-estar que quase todas as pessoas já tiveram e que pode acometer pacientes em todas as idades. Trata-se de um quadro onde a temperatura corporal fica superior a 37°C e que pode ser causado por infecções ou por diversos agentes, como o vírus da gripe.

Normalmente, a febre é usada como um indicativo para os médicos: quando ela aparece, significa que o quadro de saúde está necessitando de mais cuidados.

Se for uma dor de garganta, por exemplo, a febre costuma mostrar que não se trata de inflamação comum, mas sim de infecção.

Se for uma gripe mais forte, a febre começa a dar indicativos aos poucos até acometer a pessoa.

Causas comuns da febre

Alguns problemas de saúde são mais propícios de causar febre, como o quadro infeccioso. Porém, a desidratação também pode aumentar a temperatura do corpo, bem como os antibióticos, queimaduras de sol, vírus, reação a vacinas, tumor maligno e insolação.

Como identificar a febre

Detectar a existência de febre é algo que, geralmente, pode-se fazer sem um termômetro: costuma ser notório quando a temperatura está acima do ideal.

Porém, é indispensável usar o termômetro para saber o grau: quando a febre se aproxima dos 39°C, deve-se ter atendimento médico urgente.

Há diversos termômetros nas farmácias, como o de mercúrio: ele é colocado debaixo do braço e o líquido “pinta” a medida da febre. Já os digitais mostram essa medida em seu visor.

Como cuidar da febre

 

Nem sempre a febre precisa ser tratada em um hospital: fazer uso de um medicamento antitérmico ou de um remedio para gripe pode ser suficiente e eles são comprados sem receita.

No entanto, é preciso observar se o paciente tem alguma alergia à fórmula do antitérmico; se tiver, nunca deve fazer uso dele.

Além do medicamento, tomar banho morno também ajuda a temperatura do corpo a diminuir e ele pode ser de chuveiro ou de banheira.

O ideal é que a pessoa que está com febre fique sob a água por alguns minutos e que, depois, não tome friagem.

Socorro médico para febre

A febre precisa ser mais delicadamente observada no caso de idosos e de crianças. Contudo, qualquer pessoa que esteja com febre mais alta que 39°C precisa ir ao médico, inclusive porque a temperatura muito elevada pode ocasionar convulsões e, em certos casos, ser fatal.

É importante perceber se a pessoa febril apresenta confusão mental, se tem fraqueza, perda de apetite, dor de cabeça, desidratação, dores musculares, tremedeira e tudo isso tem de ser contado ao médico.