O voo da sua família foi atrasado ou cancelado. O que agora? Você tem direito a um reembolso ou a um voucher para um voo futuro? Um quarto de hotel para a noite? A companhia aérea é obrigada a lhe dar assentos no próximo voo disponível?
As companhias aéreas nunca garantem horários de voos; em vez disso, eles se reservam o direito de alterar os horários dos voos. As companhias aéreas podem cancelar voos por vários motivos, e a compensação a que você tem direito depende do motivo do cancelamento.
Em geral, as companhias aéreas não oferecem compensação se um voo for atrasado ou cancelado devido a motivos além do seu controle, como um grande incidente climático ou uma greve sindical. Por outro lado, pode haver compensação se o atraso ou cancelamento for devido a um motivo que possa ser considerado evitável pela companhia aérea, como manutenção de equipamentos ou menos funcionários do que o indicado para o horário.
Obter respostas diretas pode ser difícil. O problema é que cada companhia aérea define suas próprias políticas, portanto não há uma resposta universal. Em geral, não é fácil encontrar compromissos de serviço ao cliente e contratos de transporte nos sites das companhias aéreas. E, finalmente, o pessoal da companhia aérea nem sempre conhece os detalhes das políticas de sua própria empresa.
Felizmente, ficou muito mais fácil obter respostas diretas graças a internet e o código da ANAC, que define claramente as políticas de atendimento ao cliente para operadoras domésticas em inglês simples.
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Uma conclusão extremamente interessante: muitas companhias aéreas tentarão entrar em contato com os passageiros quando um voo for cancelado usando as informações de contato fornecidas no momento em que a reserva foi feita. Mas muitas vezes uma companhia aérea não informa os passageiros sobre todas as opções disponíveis; pode haver alternativas, mas você precisa saber o que pedir. Basta ver o que acontece se o seu voo estiver atrasado na Delta Airlines:
No caso de cancelamento de voo, desvio, atraso superior a 90 minutos ou atraso que obrigue um passageiro a perder as conexões, a Delta cancelará (mediante solicitação do passageiro) o bilhete restante e reembolsará a parte não utilizada do bilhete e taxas acessórias não utilizadas na forma original de pagamento.
Se o passageiro não solicitar o reembolso e o cancelamento do bilhete, a Delta transportará o passageiro até o destino no próximo voo da Delta, no qual os assentos estão disponíveis na classe de serviço originalmente adquirida. A critério exclusivo da Delta e, se aceitável para o passageiro, a Delta poderá providenciar o passageiro a viajar em outra transportadora ou via transporte terrestre. Se for aceitável para o passageiro, a Delta fornecerá o transporte em uma classe inferior de serviço, caso em que o passageiro poderá ter direito a um reembolso parcial.
Se o espaço no próximo voo disponível estiver disponível apenas em uma classe de serviço superior à adquirida, a Delta transportará o passageiro no voo, embora a Delta se reserve o direito de atualizar outros passageiros no voo de acordo com sua política de prioridade de upgrade. a classe de serviço originalmente adquirida.
Dica: você pode acessar o guia on-line, mas é ainda melhor fazer o download para o smartphone ou imprimir uma cópia impressa antes de voar. Dessa forma, você poderá acessá-lo facilmente e estar armado com fatos se precisar negociar com a equipe da companhia aérea.
Boa iniciativa, belo trabalho!